quinta-feira, 30 de abril de 2015

Palestra sobre a Polícia Nacional da Colômbia - Coronel Narcizo Martinez Cubillos





















No dia 29/04/15, no período da manhã, no Centro de Convenções Dr. Fausto Victorelli em Pirassununga, o Cap PM Beneducci, o Cb PM Hespanhol e o Sd PM Assunção do 48º BPM/I compareceram na palestra sobre a Polícia Nacional da Colômbia, preferida pelo Coronel Narcizo Martinez Cubillos.
Compareceram também diversas autoridades, como o comandante do CPI-9, Cel PM Figueiredo, o Ten Cel PM Sorge, o Coordenador Estadual dos Conseg do Estado de São Paulo, Sr. Edvaldo Roberto Coratto, oficiais das Forças Armadas, Guardas Municipais e integrantes de diretoria de alguns CONSEG.
A palestra foi organizada pelo Conselho Comunitário de Segurança de Pirassununga e é voltada aos profissionais da segurança publica. Resumidamente, os temas tratados foram: policiamento comunitário, projetos sociais realizados na Colômbia e estrutura da Policia Colombiana.
Atualmente, a Colômbia tem sido referência no combate ao crime. As cidades de Bogotá e Medellin vem mostrando resultados cada vez mais positivos, fruto de diversos projetos de aproximação e suporte à comunidade. A Polícia Nacional da Colômbia está subordinada diretamente ao Ministério de Defesa, possui ciclo completo de polícia contando com várias especialidades. Possui o efetivo de 182.000 homens e mulheres para servir no país com 47.000.000 de habitantes (perfeitamente equiparável ao Estado de São Paulo) Um dos principais problemas com o efetivo é o número de policiais acidentados com motocicletas.
No país, há colégios e clubes específicos para os policiais e familiares.
Na Colômbia, é comum dizer que há 5 forças: Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Nacional e Rede de Solidariedade de Empresas, e um dos principais problemas atuais é o aumento de furto de celulares. O Cel PM Figueiredo, Comandante do CPI-9 em sua fala, deixou claro que a Polícia Militar do Estado de São Paulo em nada fica a dever a qualquer polícia da América Latina, tendo em vista atuar em um Estado com dimensões territoriais maiores que muitos países do mundo, e possuir indicadores em queda e resultados expressivos superiores as demais polícias, além de ser referência em qualidade técnica de formação! O encontro serviu para trazer luz à questão da formação de parcerias internacionais de atuação conjuntas das polícias, para somar conhecimentos e técnicas, bem como em operações, visando o combate ao crime e o bem comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário